Para recordar sempre!

pexels-photo-265946.jpeg

 

Olá, viajante!

Quem nunca quis continuar a viagem na hora de voltar para casa?

As fotos são uma forma daquela viagem linda nunca terminar. Cada vez que olhamos uma foto, lembramos exatamente como foi aquele momento, o sabor daquele sorvete, sentimos até o cheirinho daquela praia… ai, é como se viajássemos novamente! Então, que tal dar aquela caprichada nos próximos cliques e sempre guardar as melhores recordações das viagens?

Com a popularização (e evolução) das câmeras nos celulares, ficou muito fácil tirar fotos enquanto viaja. A menos que você queira uma qualidade profissional (ou quase), um bom smartphone atende bem às necessidades fotográficas do viajante.

Maaaas… se você é mais exigente com os pixels, vale investir em um bom equipamento fotográfico.  Para ajudar nessa missão difícil, que é escolher a câmera ideal, sempre recorro ao site Cãmera Versus Câmera, onde vejo reviews e especificações técnicas de várias marcas e modelos.

Além de escolher uma boa câmera, você vai precisar de acessórios, dependendo do tipo de viagem que vai fazer. Tripé (que pode ser grande ou pequeno), capa (ou caixa) à prova d´água, bastão (o famoso “pau de selfie”), alças e suporte para acoplar câmeras de aventura (GoPro, ou similares) em veículos, cartões de memória, bateria extra etc.

 

Com quem você vai viajar?

Eu vou só, ué!pexels-photo-121757.jpeg

A falta de companhia não te impede mais de ter boas fotos. Como tem cada vez mais pessoas viajando sozinhas, e acostumadas com os celulares que fotografam, dificilmente alguém vai te dizer “não” se você pedir que tirem uma foto sua. Não esqueça a simpatia, a educação e retribua, se oferecendo para fotografar a pessoa, caso ela também esteja tirando fotos no local. E se não tiver ninguém para pedir no momento, um bastão de selfie resolve 🙂

Uma dica: nem todo mundo sabe enquadrar bem a foto ou vai tirá-la da forma como você gostaria. Antes de pedir “pode tirar uma foto minha, por favor?”, já veja qual o melhor lugar, onde está mais iluminado, pense na pose que quer fazer e, ao falar com o “fotógrafo”, já mostre onde vai ficar e como você quer a foto (de corpo inteiro, de rosto, na vertical, ou na horizontal #globofeelings). Suas chances de foto perfeita aumentam em 90% 🙂

 

Olha aquela paisagem ali, que linda!

Se você enlouquece nas viagens querendo fotografar todas as paisagens que passam na sua frente, bate aqui o/

Mais do que clicar tudo no automático, o importante é saber identificar o que é mais bonito naquele “quadro” que você vê no momento. Procure um elemento para destacar e dispare o botão. Suas fotos ficarão ainda melhores e renderão muitos likes!

 

Passeios fotográficos – o melhor dos mundos! ❤

Imagina que você sai para passear/viajar com um grupo que tem como objetivo principal a fotografia. Não é perfeito? Ninguém se incomoda com as paradas para milhares de fotos, ninguém fica triste porque não teve tempo de fotografar e ninguém volta para casa com foto feia! Se você gosta desse tipo de programa, recomendo que procure um grupo com essa finalidade na sua cidade. Você conhece lugares novos, revisita lugares e ainda aprende a fotografar. Tudo de bom! Aqui no Rio super indico o grupo Fotografando pelo Rio.

Conhece algum grupo que organize passeios e viagens para fotografar? Deixe o nome e a cidade nos comentários 😉

 

O baú das suas memórias

pexels-photo-208974.jpeg

Depois de tirar tantas fotos maravilhosas, onde você guarda esses registros? Não me diga que deixa tudo no celular e conta com a sorte, pelamordedeus!!! Se ele pifar ou for roubado, já era! Você acaba de perder aqueles momentos únicos que estavam “guardados” nele.

Guarde suas recordações com carinho e muito cuidado. Tenha uma conta no Google Fotos, que faz backup automático a cada clique. Além de salvar, ele organiza suas fotos por data, marca a localização, e até faz ótimos filmes e colagens com as fotos. Uma vez que você sincronizou a conta com o seu celular, não precisa fazer mais nada. Tudo que foi fotografado estará sempre lá na nuvem (amo “nuvens”). Prático, completo e gratuito. Além de guardar as fotos, também dá para criar álbuns colaborativos no Google Fotos, no Facebook, Google Drive e outros. Assim, os amigos que viajaram com você vão poder postar e baixar as fotos onde aparecem. Ninguém mais fica esperando receber a foto do coleguinha por e-mail. Legal, né? É o meu queridinho forever!

Além do Google Fotos, tem os backups dos sistemas operacionais dos smartphones (iCloud, Samsung Cloud, e mais um bando de clouds por aí rsrs). Também tem o Dropbox e outros serviços de armazenamentos de arquivos. Descubra qual deles é o melhor para as suas fotos 🙂

É claro que para guardar fotos e vídeos em alta resolução, vale também ter uma cópia dos arquivos em um HD externo.

 

Clicou, editou, postou!

E quando você quer dar um up nas fotos, como faz? Tem muitos aplicativos gratuitos nas stores dos smartphones que fazem verdadeiros milagres com as pessoas e os lugares! Baixe um deles e divirta-se!

O que mais uso, e gosto bastante pela praticidade, é o Cymera. Clique aqui para conhecer outros aplicativos para retocar suas fotos.

pexels-photo-326117.jpeg

Espero que essas dicas sejam úteis na sua próxima trip. Deixe sua dica sobre como cuidar das fotos de viagem nos comentários.

😉

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: