É festa! O Brasil que vi sem sair da minha cidade

20180303_170840

Dia desses, visitei o CRAB e me surpreendi com uma bela exposição. Mais do que mostrar fotos e fantasias, Festa Brasileira – Fantasia feita à mão dá uma aula de história da cultura popular. Se você se interessa pelo tema, vale a pena conferir. E se não tem muita intimidade com o assunto, é uma boa oportunidade de aprender mais sobre a nossa cultura.

Já na entrada da exposição, você encontra uma grade repleta de máscaras, com cores e desenhos diversos, para usar e já entrar no clima da mostra. Logo depois, tem uma sala com lindos estandartes gigantes, com frases que são as letras das canções que embalam as festas. Bom lugar para fazer sua selfie mascarada! 🙂

 

 

Em cada sala, um canto do país, com seu folclore e suas indumentárias típicas. Nessa hora você se dá conta de como conhece pouco a cultura do Brasil. Da dança dos Guerreiros em Natal aos Congadeiros de Minas Gerais, temos festa o ano inteiro e “escondidas” em vários estados.  Até os clássicos bate-bolas (do carnaval suburbano carioca) estão presentes na mostra.

 

Depois de ver muitas fantasias, chega o momento de fazer um som, literalmente. O visitante entra em uma sala decorada com os instrumentos que fazem parte das festas populares e uma mesa interativa, com telas que reproduzem o som de cada instrumento ao tocar nelas. É a chance de ter um contato direto com a música e participar da batucada digital 🙂

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

E como acaba a visita? Em festa, é claro! Um painel com fotos de foliões do carnaval carioca te convida a escolher uma fantasia (sim, tem várias fantasias e acessórios que você pode usar ali) e registrar sua presença na folia, sozinho ou em grupo, em uma fotomontagem feita na hora. Diversão garantida!

 

 

A exposição está em cartaz até o dia 30 de março de 2018 (corre!).

O CRAB fica na Praça Tiradentes, 67 a 71 – Centro/Rio de Janeiro.

Funciona de terça a sábado, das 10h às 17h.

Entrada gratuita

Gostou da dica? Continuamos com a missão de viajar mais, mesmo quando não for possível ir para muito longe de casa.

 

Deixe o seu curtir e ajude o blog a crescer e a alcançar mais viajantes.

😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: