Para 2018, eu quero…

Olá, viajante! Feliz Ano Novo!

pexels-photo-346885.jpeg

Como 2017 voou (mesmo), já começamos 2018 pensando nas viagens que queremos fazer, e assim, planejar cada uma delas antes que este ano voe também e a gente fique a ver navios (até as metáforas viajam por aqui).

Que tal aproveitar o pique da primeira semana do ano para já deixar tudo esquematizado e facilitar nossa vida, hein?

Deixo aqui uma sugestão de ações para montar um plano que vai ajudar a viajar mais (e melhor) daqui até dezembro 😉



1- Anote as datas disponíveis para viajar: os feriadões, os “enforcamentos” possíveis, as férias, deixe tudo visível para entender onde cabe aquela fugidinha 😉

2 – Liste o que costuma ter (e o que não pode faltar) nas suas viagens: que tipo de transporte usa para chegar ao destino (avião, busão, carro), que hospedagens fazem parte do seu estilo (hotel, pousada, hostel, Airbnb… são tantas possibilidades). E seus passeios? Costuma fazer com agência ou faz tudo por conta? Prefere lugares grátis ou não se importa de pagar para ir a locais com mais estrutura e confortáveis? Não deixe de listar tudo que é importante para você em uma viagem.

3 – Faça orçamentos: deixe pronta uma planilha base para ter sempre uma ideia de quanto vai gastar em cada viagem. Não precisa ser um TCC de Economia, né? Uma coisinha simples, com seus gastos essenciais e um espacinho para os supérfluos que fazemos questão de consumir/trazer – afinal, viagem é prazer  😀

4 – Cadastre alertas: se o meio de transporte for avião, já deixe um alerta com seu e-mail cadastrado nos sites buscadores de passagens (mas compre sempre no site da companhia aérea escolhida, para evitar pagar aquelas taxas carinhas que os buscadores cobram e aumentam muito o valor final da passagem).

5 – Fique de olho nas milhas: ao longo do ano, surgem promoções para emitir bilhetes com milhas reduzidas. É uma maneira ótima de economizar (se você tem milhas sobrando por aí…), além de te dar a chance de ir parar em um lugar inesperado (caso você seja daquelas pessoas que curtem um destino surpresa).

 



Bom, depois de tudo planejado e anotado, chegou a hora de procurar quem banca tudo isso: o nosso rico dinheirinho! Vamos supor que você decidiu (ou viu) que pode fazer 4 viagens esse ano – é quando você cai na real, porque sua cabeça nas nuvens antes das anotações imaginou umas 7 viagens, não é? Também sou dessas. Por isso é tão importante anotar, fazer um raio-x da nossa realidade.

Até aqui, tudo bem. E onde vamos buscar o dinheiro?

Então, agora é um momento mais delicado ainda. Talvez você veja que não vai ser possível fazer nem as 4 viagens previstas. Divida o valor estimado de cada viagem pelo número de meses que terá daqui até a data da partida.

Exemplo: para viajar no feriadão de 28/04 a 01/5, temos pouco mais de três meses, certo? Se a tal viagem custar R$ 1.000,00, você deveria poupar R$ 333,33 em fevereiro, em março e em abril. A poupança antecipada é para evitar fazer bolas de neve no cartão durante a viagem e voltar dela tendo uma conta no vermelho como recordação. 

Dei como exemplo apenas uma viagem. E se rolarem 2, 3 ou 10 viagens, o ideal é que você se organize desde já pagando o “boleto” todo mês (faça parcelas de viagem, com base no orçamento de cada uma e guarde na poupança, ou invista em aplicações que rendam mais, se for viajar a longo prazo). O importante mesmo é não transformar um momento de alegria em dor que vai te tirar o sono e a chance de viajar novamente em breve.

Espero que esse texto te ajude a tornar as viagens de 2018 viáveis e melhores!

🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: